-
Arquitetos: Valor-Llimós
- Área: 5880 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jordi Surroca
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Technal, ULMA Architectural Solutions
32 habitações assistidas para idosos, CAP e estacionamento
O CAP (Centro de Assistência Primária) está situado no limite entre o Ensanche e o bairro de Gracia ,dentro de um edifício existente que inclui três usos diferenciados: 32 moradias assistidas para idosos, CAP e estacionamento para 44 veículos. O CAP ocupa os três primeiros pavimentos do edifício e o primeiro subsolo.
A necessidade de acessos independentes a cada um dos diferentes usos gera as diretrizes no térreo, assim como as instalações, estruturas e proteção contra incêndios, que são especialmente condicionados pelas estritas distribuições do CAP e dimensões mínimas das moradias.
Por outro lado, pretende-se aproveitar ao máximo a possibilidade de iluminação e ventilação naturais que, no caso do CAP, com um programa muito extenso e complexo, leva a gerar uma planta que se recua da fachada, gerando uma rampa elevada que funciona como vestíbulo e que se torna uma prolongação da rua como espaço de relação.
Quanto à eficiência energética, o edifício é um dos quatro projetos piloto High-Combi do VII Programa Marco da União Europeia, para edifícios de alto rendimento de energia solar térmica, e conseguiu uma certificação energética A.